← Voltar

IMOBILIÁRIA - BLOG

Checklist para uma Mudança Perfeita

Mudar-se para um lugar novo é um marco importante na vida de qualquer pessoa. A mudança pode ser emocionante, mas também pode ser um processo estressante e complicado. Afinal, existem tantos detalhes a serem considerados e tantas tarefas a serem realizadas.

Porém, com um planejamento adequado e uma lista de verificação bem-organizada, você pode transformar sua mudança em uma experiência tranquila e sem complicações. Confira o checklist da Conceito para fazer uma transição residencial suave.

Planeje-se antecipadamente
Definir uma data para a mudança é essencial para ajudar na organização, principalmente na hora de contratar uma empresa mudanças ou um serviço de transporte. Também é necessário planejar o cancelamento ou transferências de serviços como água, luz e internet.

Organize-se
Comece fazendo uma lista de todos os itens que precisam ser embalados e organize por categorias: roupas, livros, utensílios domésticos, decoração etc. Essa também é uma boa hora para desapegar, doe, venda ou descarte itens que não serão necessários na nova casa.

Embalagem
Compre materiais para embalar tudo de forma segura: caixa, fita adesiva, plástico bolha, papel de embrulho e saco de lixo. Lembre-se de sempre rotular as caixas conforme as categorias, isso vai ajudar na hora de colocar tudo em seu novo lugar.

Serviços essenciais
Antes da mudança definitiva verifique se há serviços de telefone, internet e TV disponíveis na nova localização e agende a instalação. Dessa forma, você terá disponível todos os serviços que precisa logo nos primeiros dias.

Atualização de cadastro
Atualize seus dados cadastrais assim para pessoas ou empresas que precisam entrar em contato com você por correspondência, principalmente órgãos governamentais, banco, seguradora e seu trabalho. Se for necessário atualize seu registro de eleitor e sua carteira de motorista.

Documentos importantes
Em um local seguro e de fácil acesso, guarde documentos importantes, como certidões, passaportes e contratos. Assim, sempre que precisar terá esses documentos à mão e não precisará se preocupar em achá-los no meio de todas as caixas.

Animais de estimação
Esse momento de mudança de residência é bastante confuso para os animais de estimação, por isso, alguns cuidados precisam ser tomados. Apresente o novo lar antes de iniciar a mudança para que ele possa se acostumar. No dia da mudança deixe seu pet isolado em um cômodo para que ele não fique agitado com a movimentação. Ao chegar na nova residência arrume um cantinho para ele com objetos que esteja habituado e tente não fazer uma mudança abrupta na rotina. E, principalmente, fique atento às fugas.

O dia da mudança
Além de separar os documentos, é importante separar alguns itens essenciais como roupas, produtos de higiene pessoal, utensílios básicos de cozinha e alimentos. Antes de sair do antigo lar, certifique-se de que não deixou nada para trás.

O novo lar
Ao chegar em sua nova residência, lembre-se de verificar se todos os serviços essenciais estão em pleno funcionamento e, em seguida, desembale os itens prioritários e organize no lugar certo. Vá desempacotando e organizando gradualmente as caixas de acordo com a prioridade de uso.

Organização da nova residência
Planeje com antecedência a disposição dos móveis e onde cada item deve ser colocado. Antes de desempacotar completamente todas as caixas realize tarefas de manutenção e limpeza. E o principal: não esqueça de transformar a nova residência em um lugar de aconchego.

Siga as dicas da Conceito e certifique-se de começar a se organizar com pelo menos algumas semanas de antecedência. Seguir esse checklist ajudará a garantir que você não esqueça nenhum detalhe importante, o que tornará sua mudança para um novo lar uma experiência muito mais tranquila. Boa mudança!

*texto produzido durante contrato com a Agência Ade!