← Voltar

SETOR DE ENERGIA - LINKEDIN

Você já ouviu falar do efeito pelicular? Se você trabalha no setor de energia, esse termo não é estranho para você. O efeito pelicular é um fenômeno que desafia a maneira como a corrente elétrica se comporta em linhas de transmissão de alta frequência.

Em linhas de transmissão de corrente alternada, o efeito pelicular desempenha um papel fundamental. Para compreendê-lo, primeiro, precisamos entender como a corrente elétrica se comporta em diferentes situações.

Em uma corrente contínua, os elétrons fluem uniformemente através de um condutor, distribuindo-se de maneira homogênea por toda a seção do fio. Porém, quando se trata de corrente alternada, algo fascinante acontece: a constante inversão da direção da corrente elétrica gera um campo magnético variável em torno do condutor. Este campo magnético interfere na distribuição da corrente.

No centro do condutor, as correntes se movem em sentidos opostos e se anulam mutuamente. Contudo, nas camadas mais externas, essas correntes se somam, criando uma maior densidade de corrente na periferia do fio. Quanto maior a frequência da corrente, mais pronunciado é esse efeito pelicular.

E por que o Efeito Pelicular importa?

O efeito pelicular é um conceito crítico nas linhas de transmissão de energia. Ele faz com que a maior parte da corrente se concentre na superfície externa do condutor, resultando em uma menor densidade de corrente nas camadas internas.

Imagine que a corrente se distribuísse uniformemente por todo o condutor. Isso seria ideal para minimizar as perdas de energia. No entanto, devido ao efeito pelicular, a corrente tende a evitar o centro do fio, o que diminui a área efetiva de condução elétrica e, consequentemente, aumenta a resistência aparente do condutor.

Agora que entendemos o que é o efeito pelicular e por que ele é relevante, é hora de discutir como podemos minimizá-lo. Nas linhas de transmissão, a redução desse efeito é fundamental para garantir a eficiência energética. Aqui estão algumas estratégias para lidar com o efeito pelicular:

- Uso de múltiplos cabos por fase: Uma das soluções mais comuns é usar vários cabos por fase. Isso ajuda a redistribuir a corrente e diminuir a concentração na superfície externa dos condutores.

- Condutores ocos: Em algumas situações, condutores ocos são preferidos, pois têm menos material na superfície, reduzindo o efeito pelicular.

- Cabos com múltiplos fios isolados: Outra opção é o uso de cabos com múltiplos fios isolados, que promovem uma distribuição mais uniforme da corrente.

Quer saber mais sobre o setor de energia? Continue acompanhando nossas postagens!

*texto produzido durante contrato com a Agência Ade!